Segundo a nova determinação, não serão mais permitidas aulas totalmente online / fauxels/Pexels
Continua depois da publicidade
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) um novo documento que deve mudar o funcionamento dos cursos online a partir de 2027.
Segundo a nova determinação, não serão mais permitidas aulas totalmente online. Os cursos deverão ter, no mínimo, 20% de carga horária cumprida de forma presencial ou por meio de aulas ao vivo com professores ou atividades síncronas com um mediador.
Continua depois da publicidade
Além disso, todas as avaliações e provas deverão ser realizadas presencialmente. Cursos como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser oferecidos integralmente de forma presencial, sem possibilidade de formato a distância.
Vale destacar que as novas regras para a educação a distância foram adiadas por quase seis meses, em uma tentativa de encontrar o melhor momento para anunciar as mudanças. A princípio, a publicação estava prevista para dezembro.
Continua depois da publicidade
Embora entrem em vigor apenas em 2027, as novas regras não valerão para os alunos que estiverem matriculados antes dessa data. Esses estudantes deverão concluir os cursos de acordo com o modelo vigente no momento da matrícula.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as mudanças são fundamentais para garantir a qualidade da oferta do ensino superior a distância.
São Caetano do Sul, cidade localizada no ABC Paulista, é um dos maiores destaques do Brasil quando se trata de educação superior.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui uma característica impressionante: metade de seus 165 mil moradores têm ao menos um diploma de graduação.
Leia mais em: /diario-mais/cidade-do-abc-paulista-tem-o-maior-numero-de-pessoas-com-ensino/192200/