ITANHAÉM

Exposição "Natureza Noturna" é boa opção de lazer ao público em Itanhaém

São dez telas que simbolizam os efeitos da Lua em meio à natureza e na vida das pessoas

Nayara Martins

Publicado em 03/07/2023 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe por E-mail

A artista conta que a ideia para pintar as telas começou a ser pensada sobre os efeitos da Lua / Nair Bueno/ DL

Continua depois da publicidade

A exposição “Natureza Noturna” é uma boa opção de lazer aos amantes da natureza e para quem está curtindo as férias em Itanhaém. A mostra, que possui dez telas e simbolizam os efeitos da Lua em meio à natureza e na vida das pessoas, pode ser vista até o início de agosto, no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, localizado no centro histórico da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A artista plástica Sandra Pentristo, de 55 anos, conta que a ideia para pintar as telas começaram a ser pensadas sobre os efeitos da Lua na natureza e na vida do homem. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Exposição 'Natureza Noturna' é atração em Itanhaém

• Itanhaém recebe 3ª Semana da Diversidade entre 1º e 09 de julho

• Itanhaém participa da "Escuta Ativa Regional de Políticas Públicas de Juventude"

“Trabalho com séries de até dez peças. Comecei a pintar as telas e fui desdobrando para mostrar a experiência humana com a Lua e essa integração com a natureza, o homem e a Lua”, explica. 

“A ideia é mostrar a Lua como protagonista e, em torno deste tema, as coisas vão acontecendo - a natureza com o homem, a natureza sem o homem, a natureza em que o homem já ou por ela. Uma das telas mostra a natureza e a humanidade em equilíbrio, mas a Lua é maior do que tudo e está sempre como testemunha ocular”, completa.  

Continua depois da publicidade

Entre as telas que chama a atenção está a que tem um cachorrinho, um menino e a Lua, mostrando a solidão vivida no período da pandemia da Covid.

Essa é a primeira vez que as dez telas estão sendo expostas. Segundo a artista, a série começou a ser pintada entre o período de 2018 e 2020. 

A técnica utilizada por Sandra é pintura a óleo, mas a sua especialidade é a aquarela. A maior parte dos trabalhos da artista é feita no estilo realista. 

Continua depois da publicidade

Sandra também trabalha com fotografias. Ela já expôs um sobre “Pássaros da Mata Atlântica”, com uma árvore feita em corda de sisal e mostrando 31 espécies de pássaros da Mata Atlântica. 

A próxima exposição da artista será sobre o tema “Memórias afetivas”, com telas em pintura a óleo e alguns objetos que pertencem à sua família, no Gabinete de Leitura, no mês de agosto.      

Autora

Continua depois da publicidade

Sandra Pentristo é artista plástica visual, nascida em São Paulo. Atualmente, ela mora em Itanhaém. Há dois anos morando na Cidade, Sandra conta que decidiu vir morar em Itanhaém por encontrar mais tranquilidade e bastante inspiração para compor os seus trabalhos. 

“A Lua tem outra expressão e o céu é cor de laranja nesta época de outono e inverno na Cidade”, frisa.  

Ela usa a pintura como linguagem para o registro poético de suas memórias e a expressão de suas falas silenciadas, despertando o olhar para o trivial e a beleza do mundo que a cerca. Suas pinturas são ricas em detalhes e realismo. 

Continua depois da publicidade

A artista busca referências nos poemas e músicas de Vinícius de Moraes, nos textos dos escritores Cecília Meireles e Manoel de Barros e, também, nas pinturas de Tarsila do Amaral e Georgia O´Keeffe, entre outros.  

Quem quiser conhecer melhor os trabalhos da artista plástica Sandra pode ar o Instagram @san_pentristo.  

A exposição “Natureza Noturna” pode ser vista no Gabinete de Leitura José Rosendo, 149, na Praça Carlos Botelho, no centro histórico de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software