Além da recuperação do pavimento, estão previstos a revitalização de iluminação, e paisagismo / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Um importante o para o início da reestruturação viária do o ao Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, na Avenida Áurea Gonzales de Conde, em Vicente de Carvalho, acaba de ser dado. Foi publicada na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado a aprovação da proposta de projeto de revitalização da primeira fase do o ao local, que terá mais de R$ 7,7 milhões do Governo do Estado, por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).
Além da recuperação do pavimento, estão previstos a revitalização de iluminação, e paisagismo. A partir da publicação desse edital, a Prefeitura de Guarujá insere no sistema do Governo do Estado a documentação técnica sobre o assunto, como projeto, planilha e cronograma.
Continua depois da publicidade
O Estado fará uma análise e, com a aprovação, o convênio com a Prefeitura será assinado. A partir daí, estará apta para a licitação e, depois, para concluir o contrato. A expectativa é 120 dias para o início das obras após a do convênio.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
"É uma conquista enorme, porque o Município está em tratativas com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para consultoria da viabilidade de implantação do Aeródromo de Guarujá. Queremos dar o melhor o a esse aeroporto, fazendo uma avenida diferenciada, com um olhar turístico", explica a secretária de Planejamento, Polliana Iamonti.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Gustavo Rondini, a obra vai favorecer todo o distrito de Vicente de Carvalho. "Na fase um, faremos toda a readequação do trecho da Rodovia Cônego Domenico Rangoni até a ponte do Cemitério da Consolação. É uma obra para fazer as adequações necessárias para a entrada do aeroporto, com uma iluminação mais adequada e paisagismo especial", adianta.
Polliana lembra ainda que o Aeroporto de Guarujá é um equipamento com alto potencial turístico e aguardado há anos pela população. "A segunda fase está sendo proposta para o Dade 2022, incluindo as avenidas Presidente Vargas, São Paulo e Castelo Branco", detalha.
Continua depois da publicidade
Três etapas
Todo o controle do aeroporto é do Município, com a gestão e operação aos cuidados da Infraero, que atua como uma prestadora de serviços. Com 47 anos de existência, a Infraero istra, atualmente, 55 aeroportos em todo o Brasil. O 56º será o de Guarujá. O acordo prevê três etapas para colocar o aeroporto em funcionamento.
A primeira, que está em andamento, consiste exatamente nestas ações, que culminam com o registro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as obras de recuperação da pista, para colocá-la em condições de receber os primeiros voos. Na segunda fase, será viável a operação de jatos particulares e voos executivos. Nesse período, também será solicitada uma licença para operação de aeronaves de médio porte, como os aviões modelo ATR.
Continua depois da publicidade
Já na terceira etapa, a Prefeitura e a Infraero buscarão novos recursos para concretizar a operação comercial no local, com a construção de novos hangares e demais estruturas físicas, possibilitando a implantação de voos comerciais com grandes aeronaves como Airbus 319 e Boeing 737, para os principais destinos do Brasil.