Diário Mais

Visita ao Mc Donald's comprova que 'burger' é feito de carne bovina; saiba como participar

Programa 'Portas Abertas' mostra como funciona uma das cozinhas mais 'lendária' do mundo e explica com detalhes como são produzidos os lanches mais famosos

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 22/05/2025 às 19:00

Atualizado em 22/05/2025 às 20:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe por E-mail

Programa 'Portas Abertas' mostra como a cozinha do Mc Donald's é por dentro / Julia Macedo/DL

Continua depois da publicidade

Imagina descobrir o segredo das batatinhas do Mc Donald’s? Ou finalmente descobrir que o hambúrguer é feito de carne bovina e não de minhoca como conta a lenda? Sim! É possível saber disso e muito mais através do programa “Portas Abertas”, uma iniciativa da empresa para apresentar os bastidores do lanche mais famoso do mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A equipe de reportagem do Diário do Litoral esteve na unidade do Litoral Plaza Shopping, na manhã desta quinta-feira (22), para saber como funciona a cozinha do local e - para finalizar - preparar o próprio lanche de acordo com os protocolos estabelecidos pela empresa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• McDonald's relança lanche de sucesso após pressão dos fãs

• Café da manhã no Méqui agora tem waffle de pão de queijo e cookies

• Relembre lanches que saíram do cardápio Mc Donald's e deixaram saudades

Quem nos recebeu foi a consultora de operações do McDonald’s, Adriana Locatti. Ela é responsável por seis unidades da rede, incluindo restaurantes em Santos, Praia Grande e São Vicente, e contou um pouco sobre a proposta do programa.

"O programa Portas Abertas é justamente pra gente mostrar aos nossos clientes como é que funciona. Vocês vão ver hoje que é outro mundo lá dentro! Tenho certeza que nas próximas visitas ao McDonald's vocês vão ficar olhando e dizendo: 'Caramba, eu já vi isso daí! Olha como o lanche está ando!'", explicou Adriana.

Continua depois da publicidade

A visita - assim como é para todos os funcionários - começa pela higienização. Cabelo preso com touca, mais lavadas e higienizadas, são obrigatórios para transitar no local, principalmente nas áreas de manipulação. Para os funcionários, um “alarme” gerido pela gerente avisa quando é necessário reforçar a higiene.

Reportagem do Diário do Litoral preparou o próprio lanche (Nair Bueno/DL)
Reportagem do Diário do Litoral preparou o próprio lanche (Nair Bueno/DL)
Programa mostra como a cozinha da maior rede de fast food é por dentro (Julia Macedo/DL)
Programa mostra como a cozinha da maior rede de fast food é por dentro (Julia Macedo/DL)
Visita mostra todos os ambientes do local, que vai muito além do local onde os lanches são preparados (Julia Macedo/DL)
Visita mostra todos os ambientes do local, que vai muito além do local onde os lanches são preparados (Julia Macedo/DL)
A visita acontece na unidade do Litoral Plaza Shopping, mas todas as unidades oferecem o 'Portas Abertas' (Julia Macedo/DL)
A visita acontece na unidade do Litoral Plaza Shopping, mas todas as unidades oferecem o 'Portas Abertas' (Julia Macedo/DL)

Quem só vai até o balcão para fazer o pedido, não imagina o que pode encontrar dentro de uma unidade do Méqui. Na unidade do shopping da Praia Grande, a cozinha vai além. Tem espaço para o ‘break’ dos funcionários, estoque seco, áreas de higienização, câmaras frigoríficas e sala de reuniões. 

E tudo tem um protocolo correto a ser feito, principalmente, para manter a qualidade dos produtos e também para agilizar o atendimento ao cliente. A cozinha é organizada e a equipe é preparada para atender até 800 lanches por dia.  Assista abaixo:

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Segredos revelados

Uma dos “segredos” mais curiosos que encontramos está na forma como a máquina de refrigerante é abastecida. Quem acredita que garrafas pets ou barris estão à disposição errou. O sistema é bem mais eficiente e econômico — e funciona da seguinte forma:

Como funciona o abastecimento da máquina de refrigerante do McDonald’s?

1. Xaropes concentrados

O refrigerante começa com um xarope concentrado, que é fornecido em bags ou caixas plásticas seladas (bag-in-box). Cada uma contém o sabor específico da bebida (Coca-Cola, Fanta, Sprite, etc.).

2. Mistura com água filtrada

O xarope é conectado a uma máquina que mistura o concentrado com água filtrada e refrigerada na proporção exata (geralmente 5 partes de água para 1 de xarope, mas isso varia por marca e receita).

Continua depois da publicidade

Essa água a por um sistema interno de filtragem e resfriamento, garantindo qualidade e temperatura ideal.

3. Injeção de gás (carbonatação)

Durante essa mistura, a máquina também injeta CO (gás carbônico), responsável pela carbonatação — ou seja, o que dá o "gás" ao refrigerante.

4. Distribuição na hora

Quando o funcionário aperta o botão da máquina no balcão, a mistura acontece na hora e o refrigerante é servido fresco e com gás na medida certa.

Continua depois da publicidade

Por que as batatas do Méqui estão sempre crocantes?

Outro segredo que envolve os fãs de fast food é sobre a batatinha do Mc Donald’s. Como ela é tão crocante e diferente das outras? As batatas argentinas da Mccain fazem parte do processo, mas não é só isso.

As batatas - além de serem armazenadas na temperatura certa - também é frita em um tempo específico. Ela também é temperada exatamente com 7 gramas de sal Cisne Free Flow e são “misturadas” por duas vezes.

Para quem deseja comer ela bem quentinha e fresquinha, é preciso consumi-la em 7 minutos. Este é o tempo de validade da batatinha do Mc Donald’s.  

Continua depois da publicidade

O que é o Portas Abertas do McDonald’s?

O Portas Abertas é uma iniciativa lançada em 2014 com o objetivo de mostrar aos clientes como são preparados os alimentos, como funciona a rotina da equipe e quais os cuidados com a higiene e segurança alimentar. Tudo isso de forma transparente, educativa e – por que não? – divertida também.
“É um programa feito pra mostrar à população como funciona a parte interna do McDonald’s. E com isso, a gente aproxima mais as pessoas da marca”, explica Adriana Locatti.

O que você vê durante o tour?

A visita, que dura cerca de 20 minutos, permite que você conheça:

  • A origem dos ingredientes – como carnes da Marfrig, queijos da Polenghi e batatas da McCain;
  • O o a o da montagem dos lanches;
  • Os rigorosos protocolos de higiene seguidos pela equipe;
  • A rotina e o treinamento dos colaboradores, muitos deles em seu primeiro emprego.

Além de promover transparência, o Portas Abertas conquistou o público: mais de 96% dos visitantes avaliaram a qualidade dos produtos como “muito boa” ou “excelente”, e 97% disseram que a experiência melhorou sua percepção sobre o McDonald's.

Continua depois da publicidade

Como participar do Portas Abertas?

Se você ficou curioso (a gente sabe que sim!), participar é bem simples:

  • Não precisa agendar – é só chegar no McDonald’s e falar com o gerente ou Líder de Experiência;
  • Prefira horários mais tranquilos, fora dos picos de almoço ou jantar;
  • Pode ir sozinho ou levar uma galera – grupos de até 5 pessoas são super bem-vindos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software