Guará vermelho ganha monumento na entrada de Cubatão / Isabella Fernandes/DL
Continua depois da publicidade
A ave vermelha que gosta de manguezais, o guará, agora faz parte da identidade oficial da Prefeitura de Cubatão. Também conhecido como ibis vermelho, o animal já era considerado ave-símbolo da recuperação ambiental pela qual ou a Cidade nos anos 90.
Durante o pico de poluição da Cidade, um dos principais polos industriais do País, o guará-vermelho não se reproduzia ou ava pelos manguezais da Região. Ainda em tempos atuais, as aves também sofrem ameaça de extinção.
Continua depois da publicidade
Com suas penas longas e coloridas de um vermelho intenso, o guará é um símbolo da biodiversidade brasileira e um indicador da saúde dos ecossistemas de mangue e estuário onde habita.
Atualmente, a ave recebe o devido reconhecimento em recentes obras executadas pela istração Municipal. As muretas do Píer do Casqueiro, por exemplo, contam com uma silhueta do guará. Na entrada da Cidade, próximo ao novo o a Vila dos Pescadores, foi erguido um monumento com a ave vermelha.
Continua depois da publicidade
Em Cubatão, é possível irar as aves em eio de barco monitorado. A Caiçara Expedições utiliza canoas canadenses silenciosas em um roteiro pelo estuário rumo ao manguezal da Cidade. Para se inscrever, só ar o site www.caicaraexpedicoes.com.
“Através de uma canoagem contemplativa, chegaremos aonde nenhuma embarcação chega, beirando o manguezal e visualizando os seres que nele habitam, e as espécies de plantas específicas deste ecossistema. Podemos avistar diversas aves e também o famoso guará vermelho, ave símbolo de recuperação ambiental da cidade de Cubatão”, explica em suas redes sociais. As vagas para o eio são limitadas.