Diário Mais

Conheça o guará vermelho, ave-símbolo de cidade do Litoral de SP

eio para avistar as aves típicas dos manguezais está com inscrições abertas; saiba como participar

Luana Fernandes

Publicado em 25/10/2024 às 17:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe por E-mail

Guará vermelho ganha monumento na entrada de Cubatão / Isabella Fernandes/DL

Continua depois da publicidade

A ave vermelha que gosta de manguezais, o guará, agora faz parte da identidade oficial da Prefeitura de Cubatão. Também conhecido como ibis vermelho, o animal já era considerado ave-símbolo da recuperação ambiental pela qual ou a Cidade nos anos 90.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante o pico de poluição da Cidade, um dos principais polos industriais do País, o guará-vermelho não se reproduzia ou ava pelos manguezais da Região. Ainda em tempos atuais, as aves também sofrem ameaça de extinção.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cava Subaquática gera nova ação judicial por dano ambiental no Litoral

• Cetesb pede ajuda às indústrias para reduzir poluição em Cubatão

Com suas penas longas e coloridas de um vermelho intenso, o guará é um símbolo da biodiversidade brasileira e um indicador da saúde dos ecossistemas de mangue e estuário onde habita.

Atualmente, a ave recebe o devido reconhecimento em recentes obras executadas pela istração Municipal. As muretas do Píer do Casqueiro, por exemplo, contam com uma silhueta do guará. Na entrada da Cidade, próximo ao novo o a Vila dos Pescadores, foi erguido um monumento com a ave vermelha.

Continua depois da publicidade

eios para irar o guará vermelho

Em Cubatão, é possível irar as aves em eio de barco monitorado. A Caiçara Expedições utiliza canoas canadenses silenciosas em um roteiro pelo estuário rumo ao manguezal da Cidade. Para se inscrever, só ar o site www.caicaraexpedicoes.com.

“Através de uma canoagem contemplativa, chegaremos aonde nenhuma embarcação chega, beirando o manguezal e visualizando os seres que nele habitam, e as espécies de plantas específicas deste ecossistema. Podemos avistar diversas aves e também o famoso guará vermelho, ave símbolo de recuperação ambiental da cidade de Cubatão”, explica em suas redes sociais. As vagas para o eio são limitadas.

Curiosidades sobre o guará vermelho

  • É uma ave que vive em colônias;
  • Alimenta-se de caranguejos, moluscos, peixes e outros animais marinhos;
  • É uma espécie monogâmica e os casais permanecem juntos por toda a vida, dividindo as tarefas de construção do ninho e cuidados com os filhotes;
  • A reprodução do guará ocorre durante o período chuvoso, que vai de dezembro a abril;
  • Apesar de ser considerado um símbolo da fauna brasileira, o guará está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, caça, poluição e interferência humana nos ecossistemas costeiros.
     

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software