A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra o vírus da influenza / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
A campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população a partir de seis meses de idade em quase todas as cidades da Baixada Santista.
A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra o vírus da influenza, especialmente com a chegada do período mais frio do ano, quando há maior circulação do vírus.
Continua depois da publicidade
Com a liberação para todos os públicos, não é mais necessário pertencer a grupos prioritários para se vacinar. Basta comparecer a uma unidade de saúde com um documento com foto, F ou Cartão SUS.
A vacina disponibilizada em 2025 protege contra três cepas do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e tipo B.
Continua depois da publicidade
Santos, Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá já liberaram a vacina para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.
Na cidade de Mongaguá, a ampliação foi anunciada na última segunda-feira (19).
As prefeituras orientam que os moradores procurem a unidade de saúde mais próxima para se imunizar.
Continua depois da publicidade
Recentemente, a cidade de São Paulo também liberou a vacinação para todo a população.
Entre as nove cidades da Baixada Santista, apenas Bertioga ainda não ampliou a vacinação para todos os públicos.
Até o momento, a imunização segue voltada aos grupos prioritários, como idosos, crianças pequenas, gestantes, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e da educação.
Continua depois da publicidade
A ampliação da vacinação é uma estratégia importante para reduzir complicações, internações e mortes causadas pela gripe, principalmente com o frio se aproximando.
A população é incentivada a se vacinar o quanto antes para garantir a proteção antes da chegada do inverno.