O trajeto, com aproximadamente 100 quilômetros de extensão, deverá ser percorrido em apenas 60 minutos
Continua depois da publicidade
A consulta pública do projeto que ligará a capital paulista à cidade de Sorocaba foi aberta pelo Governo do Estado de São Paulo. Com uma viagem de 1h, a agem terá um custo especial. A informação está publicada originalmente na matéria: Saiba quanto vai custar a agem do trem SP-Sorocaba, do portal Via Trolebus.
De acordo com a gestão municipal, o valor será de R$ 45,00. Naturalmente, existe a possibilidade de reajuste conforme a variação do IPCA.
Continua depois da publicidade
A gestão estadual abriu consulta pública para o Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que prevê uma conexão ferroviária entre São Paulo e Sorocaba, com investimento estimado em cerca de R$ 12 bilhões.
O trajeto, com aproximadamente 100 quilômetros de extensão, deverá ser percorrido em apenas 60 minutos.
Interessados poderão enviar contribuições por escrito entre os dias 30 de abril e 2 de junho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no site da SPI.
A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas que queiram colaborar com o aprimoramento do projeto.
Continua depois da publicidade
As sugestões devem conter a identificação do participante, incluindo contato (e-mail ou telefone), e seguir o modelo estabelecido no site.
Veja também trem de 15 bilhões vai ligar SP à praia em 1h30 e gerar 13 mil empregos.
Serão consideradas as contribuições enviadas dentro do prazo e com todas as informações obrigatórias preenchidas.
Continua depois da publicidade
O Trem Intercidades Eixo Oeste prevê dois serviços distintos: o Serviço Expresso e o Serviço Parador, ampliando as opções de mobilidade para a população.
Com tempo estimado de viagem de 1 hora, o trem representará uma economia de mais de 40% em relação ao trajeto de carro e de 50% na comparação com o transporte rodoviário por ônibus.
O projeto inclui a modernização e construção de estações, a aquisição de nova frota e a integração com linhas de trens metropolitanos, metrô e o TIC Eixo Norte. A expectativa é de que o serviço atenda cerca de 50 mil ageiros por dia.
Com foco em ibilidade e inclusão, o TIC Oeste contará com banheiros adaptados, espaços para creches e amamentação, além de ações voltadas ao combate ao assédio no transporte público.
Continua depois da publicidade
A implantação do Trem Intercidades Eixo Oeste é um o importante para a integração regional e para a promoção de uma mobilidade mais eficiente, moderna e segura no Estado de São Paulo.
*O texto também contém informações da Agência SP