Também estão previstas instalações de painéis informativos, áreas verdes e mobiliários urbanos sustentáveis / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
O projeto-piloto para modernização e recuperação estrutural e ambiental dos 12 canais urbanos que compõem o sistema de drenagem de Santos foi iniciado no último mês de abril.
Rotulado como Procanais, as ações começaram no canal 2 (Av. Bernardino de Campos), próximo à confluência com a Rua Joaquim Távora.
Continua depois da publicidade
As ações contarão com o reforço de taludes, recuperação de comportas e instalação de sensores para monitoramento hídrico. Realizado pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), o programa conta com um investimento de R$ 11 milhões e será executado em duas fases.
A primeira fase já foi iniciada e inclui diagnósticos técnicos e intervenções emergenciais, como reparos nos taludes. Já a segunda, prevista para ocorrer entre 2026 e 2028, será voltada para a reurbanização, paisagismo sustentável e ações de educação cidadã.
Continua depois da publicidade
Atualmente, os canais apresentam trechos com trincas, rachaduras, solapamentos e assoreamentos que comprometem o escoamento, a segurança da população e a eficiência hidráulica.
A partir de 2026, as intervenções contarão com paisagismo funcional, reurbanização dos entornos e implantação do circuito turístico e educativo “Caminhos de Saturnino”. Além disso, também estão previstas instalações de painéis informativos, áreas verdes e mobiliários urbanos sustentáveis.
É esperado que o projeto Procanais seja concluído até a próxima sexta-feira (16). Em seguida, o processo será encaminhado ao Departamento de Licitações e Suprimentos, da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão (Sefin), e, posteriormente, à Procuradoria do Município. A expectativa é que tudo seja oficializado já no mês de setembro.
Continua depois da publicidade
Criado no começo do século 20, o sistema foi concebido para evitar alagamentos, combater doenças e ajudar no crescimento urbano. Mais de um século depois, o Procanais aparece como uma resposta aos novos desafios da cidade, como os eventos climáticos extremos e a impermeabilização do solo.
A lista de 12 canais projetados por Saturnino de Brito em Santos inclui: canal 1 (Av. Senador Pinheiro Machado), canal 2 (Av. Bernardino de Campos), canal 3 (Av. Washington Luís), canal 4 (Av. Siqueira Campos), canal 5 (Av. Almirante Cochrane), canal 6 (Av. Coronel Joaquim Montenegro), canal 7 (Av. General San Martin), além de outros canais nas ruas Moura Ribeiro (Marapé), Barão de Penedo (José Menino), Brás Cubas (Centro), avenidas Francisco Manoel (próximo à Santa Casa) e Jovino de Melo (Zona Noroeste).