A maré deve subir significativamente / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
O litoral de São Paulo deve enfrentar dias de mar agitado e possibilidade de ressaca a partir da tarde desta quinta-feira (22), com alerta válido até a madrugada de domingo (25).
O aviso foi emitido pela Marinha do Brasil e pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, apontando o avanço de uma frente fria como principal causa da instabilidade marítima.
Continua depois da publicidade
A previsão é de ondas entre dois e três metros, especialmente na região da baía de Santos, onde as ondas podem ultraar 2,5 metros de altura.
A maré também deve subir significativamente, com estimativas de até 1,6 metro na baía e 1,9 metro no interior do estuário. Os picos devem ocorrer entre quinta e sexta-feira (23), por volta do meio-dia.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o município está em estado de atenção, principalmente nas áreas da orla e do estuário.
Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos durante os períodos de maré alta, situação que pode se agravar com as chuvas previstas para o período.
Na última terça-feira (20), a Reportagem publicou um alerta para as chuvas que devem chegar ainda nesta semana.
Continua depois da publicidade
A previsão de chuva é mais intensa entre os dias 22 e 23 de maio, com 80% de probabilidade e volume entre 10 e 30 mm.
Já no dia 24, a chance de chuva diminui para 60%, com intensidade de fraca a moderada. No domingo (25), não há previsão de chuva, com apenas 30% de chance de instabilidade.
A Marinha do Brasil também emitiu alerta para a região entre Ubatuba (SP) e Arraial do Cabo (RJ), destacando a possibilidade de ondas de até 2,5 metros, com direção predominante de Sudoeste a Sul.
Continua depois da publicidade
A Marinha pede aos navegantes para que evitem entrar no mar sem antes consultar os avisos de mau tempo, disponíveis em seu site e nos aplicativos oficiais "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", que podem ser baixados em dispositivos Android e iOS.
As comunidades de pesca, esporte e recreação devem redobrar a atenção durante este período.
A Defesa Civil orienta a população a não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo durante tempestades e evitar transitar por ruas inundadas com veículos.
Continua depois da publicidade
O órgão pode ser acionado pelo telefone 199. Para receber alertas diretamente no celular, basta enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199.