Cotidiano

Ipem-SP realiza verificação de radares no Litoral de SP nesta quarta-feira

Fiscalização visa garantir precisão na medição de velocidade dos veículos, conforme exige a legislação federal

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 21/05/2025 às 15:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe por E-mail

Ação tem como objetivo assegurar que os equipamentos de controle de velocidade estejam funcionando corretamente / Adecon/Detran

Continua depois da publicidade

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizará nesta quarta-feira, 21 de maio, a partir das 10h30, uma operação de verificação metrológica em radares instalados na cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista, a 197 quilômetros da capital.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação tem como objetivo assegurar que os equipamentos de controle de velocidade estejam funcionando corretamente e dentro das normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Motoristas flagram 'radar diferente' em rodovia de São Paulo; o que é isso?

• Novo radar com inteligência artificial flagra uso de celular e falta de cinto

• Radar 'espião' já opera nas rodovias brasileiras; saiba como funciona

A fiscalização ocorrerá nos seguintes pontos da cidade:

  • Avenida Manoel Teixeira, nº 436;
  • Avenida Guarda Mor Lobo Viana, próximo à rua Auta Pinder;
  • Avenida Guarda Mor Lobo Viana, nº 1.582;
  • Avenida Guarda Mor Lobo Viana, próximo à rua Ítalo Nascimento;
  • Avenida Dário Leite Carrijó, nas imediações do Centro de Zoonoses.

A verificação é uma exigência da portaria Inmetro nº 158/2022, que determina a inspeção anual dos medidores de velocidade ou sempre que os equipamentos forem submetidos a manutenção. Segundo o Ipem-SP, a checagem dura entre 20 minutos e uma hora e é feita por fiscais do instituto em parceria com a empresa responsável pelo radar. Em caso de chuva, a ação pode ser cancelada.

Continua depois da publicidade

Caso o radar seja aprovado nos testes, ele recebe um certificado de conformidade com validade de um ano. Em caso de reprovação, a empresa responsável pelo equipamento é notificada para corrigir a falha. Vale destacar que multas por excesso de velocidade só podem ser aplicadas se o radar estiver verificado e dentro da validade do certificado emitido pelo Ipem-SP.

Em 2024, o Ipem-SP inspecionou 5.028 radares em todo o estado, distribuídos entre os 645 municípios paulistas. A verificação desta semana será realizada por equipes da regional de Santos.

Como funciona a verificação metrológica

Apesar de conhecidos genericamente como “radares”, os equipamentos de medição de velocidade podem utilizar diferentes tecnologias. Entre elas estão:

Continua depois da publicidade

  • Radar propriamente dito: usa ondas de rádio contínuas para calcular a velocidade pelo efeito Doppler.
  • Medidor óptico: utiliza feixe de laser refletido pelo veículo.
  • Sensores de superfície: instalam sensores no solo e medem o tempo que o veículo leva para cruzar dois pontos fixos.

Todos os medidores am por uma inspeção rigorosa com uma viatura oficial do Ipem-SP equipada com um medidor de alta precisão, previamente calibrado. O teste é feito em cinco velocidades diferentes e os resultados do radar são comparados com os da viatura. Apenas os medidores que apresentam conformidade com os dados padrões recebem o certificado.

Papel do Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Reconhecido como uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), o instituto atua na promoção da confiança nas relações de consumo por meio da fiscalização metrológica e da conformidade de produtos.

Além dos radares, o Ipem-SP inspeciona equipamentos como bombas de combustíveis, balanças, taxímetros, e produtos embalados – inclusive os da cesta básica. Na área de qualidade, fiscaliza mais de 500 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, têxteis e peças automotivas.

Continua depois da publicidade

Atendimento ao público

Cidadãos que desejarem acompanhar a fiscalização devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Ipem-SP. Para dúvidas, denúncias ou informações, a Ouvidoria está disponível pelo telefone 0800 013 0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail [email protected] ou através do formulário no site oficial da instituição.

Para verificar se um radar está com a certificação válida, o público pode ar o Portal de Serviços do Inmetro.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software