Mesmo sem funcionar há mais de quatro anos, o Horto ainda é responsável pelos cuidados com os animais / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
O famoso hipopótamo Ramon, que vivia no Parque Ecológico Voturuá, em São Vicente, será transferido temporariamente para o Zoológico de São Paulo. A mudança acontece em meio à paralisação das atividades do Horto Municipal, fechado desde março de 2020 após ser atingido por fortes chuvas.
Mesmo sem funcionar há mais de quatro anos, o Horto ainda é responsável pelos cuidados com os animais.
Continua depois da publicidade
Por isso, a istração optou pela transferência de alguns deles, entre eles Ramon, que agora a a viver no maior zoológico da América Latina, onde há estrutura adequada para abrigá-lo.
O Zoológico de São Paulo abriga atualmente cerca de 2.200 animais de 300 espécies diferentes, o que contribuiu para a escolha do novo destino de Ramon. Além disso, o local já havia demonstrado interesse em recebê-lo, por contar com uma fêmea da mesma espécie com potencial reprodutivo.
Continua depois da publicidade
O futuro do antigo espaço de Ramon ainda está sendo definido. A Prefeitura de São Vicente planeja transformar o Horto em um parque temático voltado ao público infantil.
Para isso, foi destinada uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão, aprovada em dezembro de 2023, que viabilizará a reforma do local.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), informa que está desenvolvendo um projeto para transformar o Horto em um Parque Temático Infantil, com atividades para toda a família, trabalhos de educação ambiental, playground e espaços esportivos.
Continua depois da publicidade
Em paralelo, mantém todos os cuidados com os animais que estão no local. O Hipopótamo Ramon, em particular, continua sendo cuidado diariamente por equipes de veterinários e biólogos da Prefeitura.
Recentemente a istração Municipal recebeu uma proposta do Zoológico de São Paulo, que está interessado em receber Ramon, uma vez que há uma fêmea da mesma espécie. A intenção é que eles se aproximem e possam, parear, no futuro. A previsão é de que, no segundo semestre, o recinto esteja pronto para receber Ramon.
Além do Hipopótamo, a Secretaria de Turismo também solicitou ao Zoológico de São Paulo apoio na destinação dos demais animais.
Continua depois da publicidade