Cotidiano

Cetesb lança aplicativo para encontrar pontos de reciclagem no estado

A ferramenta serve como complemento para o Dinâmico de Logística Reversa

Gabriel Fernandes

Publicado em 22/05/2025 às 13:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe por E-mail

O aplicativo inclui pontos de coleta para diversos tipos de resíduos / Agencia SP/Reprodução

Continua depois da publicidade

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) lançou o Eco Mapa, uma plataforma digital que permite aos cidadãos consultarem os pontos de coleta de resíduos sujeitos à logística reversa no estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nova ferramenta complementa o Dinâmico de Logística Reversa, também divulgado pela agência em 2024.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do Litoral de SP sorteará iPhone em campanha de reciclagem; entenda

• Para reciclagem de vidro, Santos instala três novos pontos em locais distintos

Como funciona

O sistema utiliza geolocalização para indicar os locais de entrega mais próximos do usuário. As informações disponíveis são autodeclaratórias, fornecidas pelos entes de Logística Reversa que atuam no estado de São Paulo.

O Eco Mapa inclui pontos de coleta para diversos tipos de resíduos, como embalagens de agrotóxicos, pneus, baterias automotivas, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos e óleos lubrificantes usados

Continua depois da publicidade

A ferramenta está disponível para o por dispositivos móveis e pode ser ada diretamente pelo site da Cetesb, em: EcoMapa CETESB.

Logística reversa

A logística reversa faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos e se baseia no princípio da responsabilidade compartilhada, envolvendo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes na devolução de produtos ou embalagens pós-consumo ao ciclo produtivo, seja ao original ou a um novo.

No estado de São Paulo, a Cetesb é responsável pela fiscalização e monitoramento dos sistemas de logística reversa implementados por empresas e entidades gestoras.

Continua depois da publicidade

O principal objetivo da nova plataforma é facilitar a destinação correta dos resíduos pela população, promovendo maior sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Nova fase em Santos

Uma nova fase na gestão de resíduos sólidos começou em Santos, com a primeira concessão da Baixada Santista voltada à limpeza urbana, firmada por meio de parceria público-privada.

Com previsão de investimento de R$ 739 milhões ao longo de 30 anos, o novo contrato tem como meta transformar o município em modelo de eficiência ambiental.

Continua depois da publicidade

A operação, iniciada em março, está sob responsabilidade do consórcio Terra Santos Ambiental, e inclui inovações que vão desde a substituição gradual da frota por veículos elétricos até o aumento significativo na coleta seletiva. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software